São Paulo: Acrópoles

Inaugurado em 1959, o restaurante paulistano Acrópoles é especializado em culinária grega e fica situado no bairro comercial do Bom Retiro (próximo à Estação da Luz). A fachada e o ambiente interno é bem simples, mas a comida é fantástica. Há uns 4 anos, existiu uma filial nos Jardins, mais luxuosa e tal, mas não chegou a vingar. O dono do local, Sr. Thrassyvoulos Georgios Petrakis ("Seu Trasso"), é uma figura e excelente exemplo de vida. Tem mais de 92 anos e continua trabalhando diariamente no local. Para mim, o simples fato de bater um papo com ele já faz valer a pena a visitação (só não caiam no truque de aceitar todas as recomendações do velhinho, pois senão a conta fica muito salgada).
Com pratos típicos e especialidades como o ensopado de polvo, lula recheada, carneiro assado, vitela e torta de berinjela com carne moída, o cardápio do Acrópoles agrada muita gente. E o tempero é mais que especial. A maioria das opções ficam expostas numa vitrine que dá acesso à cozinha interna. Olhando a comida, fica mais fácil escolher o que mais agrada. As porções são generosas e podem ser divididas se a fome não for muita.
Na última visita, levei meus pais para conhecerem a casa. Como a fome não estava muito grande, optamos pela salada grega inicial (regada com excelente azeite de oliva grego - que dá de 10 a 0 em azeites portugueses) e um espécie de vinagrete de polvo. Para prato principal, escolhemos lula recheada, polvo com batatas e risoto de frutos do mar. Antes de pedir a sobremesa (torta de maçã), "Seu Trasso" ainda trouxe um pedaço de vitela para provarmos. A comida estava deliciosa, como de costume. O Acrópoles não é um restaurante barato, mas o preço é justo pela experiência gastronômica oferecida. 

Comentários

Gourmet Social disse…
Gostei do prato principal! Parece ser realmente muito bom.
Felipe Almeida disse…
Obrigado pela visita Gourmet! O prato era realmente uma delícia.

Postagens mais visitadas