Lançamento da APC/Bahia

Ontem participei de um encontro bem legal organizado por Eduardo Mateus e Araújo no restaurante do Yatch Club da Bahia. O jantar gourmet teve o intuito de comemorar o lançamento da Associação de Profissionais de Cozinha da Bahia (APC). A associação é de extrema importância para o fortalecimento do nosso cenário gastronômico e sua composição conta com os renomados chefs Leonardo Roncon (All Saints), Fabrício Lemos (Al Mare), Ricardo Ferraz (Ferraz), Caco Marinho (D.O.C e El Cabalito), Fabiano Olmo (Amici di Capri) e Chuca Cardoso (Pastifício Fiorentino).
O evento super requintado e agradável contou com a presença dos maiores nomes da gastronomia da nossa cidade e teve cardápio elaborado especialmente para a noite. Fui conferir de perto a montagem dos pratos na cozinha industrial do restaurante Veleiro e fiquei impressionado com a agilidade e organização na montagem dos pratos. De entrada, antepasto mediterrâneo (queijos, frios, patês, tomates secos, geléias, pães e frutas diversas), ceviche de robalo (com cebola roxa, coentro e manga) e camarões empanados (com chutney de manga).
O primeiro prato foi um filé de St. Peter Grelhado e Camarão Crocante (com caponata, nage e manteiga de manjericão). O segundo foi Lumaconi recheado com Frango Orgânico (cozido através do método sous vide, servido com ricota fresca e molho de funghi trufado). O terceiro prato da noite foi um Confit de Cordeiro ao molho de Vinho do Porto (acompanhado de arroz basmati de amêndoas, tâmaras e purê de mandioquinha). O quarto prato foi intitulado de Trio de Bacalhau (bacalhau brulée com pimentão vermelho; raviolli de cenoura recheado com bacalhau e molho de ervilhas; e bacalhau assado com brócolis e batatas rondelles ao alecrim).
Para finalizar o jantar, a sobremesa foi uma Cheese-brie-cake de Brownie (com geléia de framboesa e praliné de amêndoas com duo ganache sem lactose). O duo ganache, produto da Nestlé, é uma novidade no mercado e recomendado para os celíacos e diabéticos. O gosto impressionou bastante a todos na minha mesa. Bem semelhante ao normal.
Todos os pratos foram aplaudidos pelos convidados. Cardápio selecionado, com produtos de qualidade e muito bem executados. Difícil dizer qual foi o melhor da noite. Todos saíram com gosto de quero mais. Por falar em saída, ainda tivemos a oportunidade de experimentar os chocolates e cafés da Nestlé numa máquina toda modernosa e automática. Provei o cappuccino de Alpino (aroma fantástico). O Santa Comida deseja sucesso e apóia a APC Bahia. 

Comentários

Luciene disse…
Felipe, Tudo bem? Vi a postagem 'Lançamento da APC/Bahia' no blog e gostaria de saber como consigo o contato do organizador do evento Eduardo Mateus e Araújo para informações sobre a máquina de café da foto nesta postagem, tais como fornecedor do serviço e etc. Você pode me ajudar?
Obrigada,

Luciene

Postagens mais visitadas