Mesa ao Vivo Bahia

O primeiro Mesa ao Vivo Bahia foi um sucesso. Promovido pela revista Prazeres da Mesa em parceria com o Senac, o evento foi uma espécie  “reality show” de jornalismo gastronômico. Aulas, degustações e cozinhas montadas para a performance de chefs renomados fizeram parte da programação mais que especial. Com o tema “Do coco ao dendê: traços de nossas origens” diversos chefs debateram o que a gastronomia baiana tem de melhor. Na Cozinha Master, assisti um pouco das explicações e peripécias de Felipe Bronze (o "Mago da Cozinha" do programa Fantástico e proprietário do restaurante ORO, no Rio de Janeiro) e de Beto Pimental (Paraíso Tropical). Guga Rocha e Dalton Rangel, apresentadores do programa Homens Gourmet, do canal Fox Life, também estiveram na primeira edição baiana.
As oficinas Cozinha 1 e Cozinha 2 foram os espaços mais explorados por mim. Com conteúdo mais atrativo e degustação, as receitas foram executadas por chefs consagrados aqui em Salvador, como Caco Marinho (D.O.C e El Caballito), Leonardo Roncon (All Saints), Flavia Baquerizo (QuatroChefs), Lisiane Arouca (QuatroChefs), Luan Moura (QuatroChefs), Fabrício Lemos (Al Mare), Gabriel Lobo (Cozinha de Guerrilha), José Morchon (La Taperia), Celso Vieira (Pasta em Casa), Dudu Prado (Lafayette), Andrea Torres (Maria Margarida Atelier Gastronômico) e Vinicius Figueira (Cantina do Vini)A correria entre uma sala e outra era grande para fazer uma cobertura do evento mais completa. Os pratos preparados arrancaram suspiros de admiração da platéia bem atenta ao preparo.
Como não consegui cobrir a totalidade dos pratos executados, fiz uma seleção daqueles que experimentei e aprovei.  André Gomes e Ivan Prado ensinaram na oficina "Mão na Massa" a fazer um "Peixe Confitado no Óleo de Coco, Farinha D´Água e Molho Hollandaise de Azeite de Dendê". Leonardo Roncon fez um "Confit de Pato com Crosta de Coco e Amendoim, Molho de Cajá, Batata Doce Recheada com Feijão Verde e Purê de Ervilha", um dos pratos clássicos do All Saints. Já o chef Fabrício Lemos preparou um delicioso "Escabeche Baiano com Badejo e Chumbinho com Lagostins à Pochê, Espuma de Umbucajá, Purê de Mandioquinha e Crocante de Pititinga". Dalton Rangel, do programa Homens Gourmet, optou por uma receita refrescante e apresentou um "Ceviche Baiano com Fita de Banana da Terra". A galerinha do QuatroChefs (Flávia, Lisiane e Luan) apostaram na tendência nacional e prepararam um "Naked Cake de Quindim e Cocada de Forno". Andréa Torres mudou meu conceito de polenta (não apreciava até então) ao apresentar uma "Mil Folhas de Polenta Brustolada ao Bisque de Coco e Dendê". 
Gabriel Lobo optou por um "Carré de Queixada com Molho de Pitanga e Mel Nativo, Godó de Banana e Chips de Quiabo", prato saboroso com vários itens locais. O chef Paulinho Martins, do Txai Resorts, trouxe a receita de uma entrada fria chamada de "Charutinho de Camarão e Coco em Folha de Taioba com Citronete de Moquequinha, Salada de Biribiri e Sagu Picante de Leite de Coco e Dendê". José Morchon deu um toque de gastronomia molecular ao executar sua receita de "Lula recheada com Risoto de Frutos do Mar, Crocante de Coco, Espuma de Dendê e Esfera de Leite de Coco". Celso Vieira inovou na pasta e apresentou um "Tortelli de Maniçoba com recheio de Mariscada e Espuma de Coco". Para fechar minha programação de degustação experimentei o saboroso "Creme de Moqueca, Camarão Poché, Aipim, Quiabo e Licuri", elaborado por Dudu Prado
Pelas fotos acima já valeu (e como!) a experiência. Explosão de sabores e aprendizado. Mas o Mesa ao Vivo ainda trouxe mais surpresas. Outra parte interessante do evento foi a "feirinha gastronômica" Melhor da Cidade. Nela foi possível experimentar o que vários estabelecimentos da cidade oferecem de melhor. Provei doces do QuatroChefs, crabcake do Al Mare, gaspacho do Lafayette, brie empanado e pastel de pato do All Saints, camarão parmegiana do Cantina do Vini e vários salgados TOP (fumeiro com banana, de gorgonzola e bombom de carne com funghi) do Atelier Gourmet by Leot Ramos. 
Para finalizar (ufa!), dei uma passada no stand da Cimsal, que comercializa flor de sal tradicional e com sabores (limão, ervas finas e defumada). De quebra, ainda ganhei um kit (obrigado Roberto Neto) bem legal para usar nas minhas próximas receitas. O Mesa ao Vivo Bahia 2014 foi incrível. Já estou aqui pensando na próxima edição. Agradecimento especial para Délia Coutinho (Assessora de Comunicação da Fecomércio BA) que fez a ponte com o pessoal da organização do evento (Amanda Freire), possibilitando a parceria de divulgação e cobertura do evento pelo blog Santa Comida. Foi 10!

Comentários

irumar tedesco disse…
COMO GAÚCHA , ADOREI" Mil Folhas de Polenta Brustolada ao Bisque de Coco e Dendê".

Postagens mais visitadas