Izakaya Bar .3 (Ponto 3)

Demorei para conhecer o Izakaya Bar Ponto 3, mesmo ouvindo ótimas recomendações há mais de 5 anos. A primeira visita aconteceu em plena segunda-feira, com os amigos Massimo Cremonini (chef do Zafferano) e Tereza Carvalho (do perfil "Provei e Aprovei" no instagram). O pequeno espaço comandado por Seu Moritaka e sua esposa Dona Mieko é recheado de itens saborosíssimos. Antes de mais nada, é de bom tom mencionar o fato que os mesmos foram donos dos extintos e excelentes Gan e Beni Gan. O termo "Izakaya" ("I" de "sentar" e "Sakaya" de "loja de saquê") é usado no Japão para os tipos de bar que servem alimentos mais substanciais para acompanhar as bebidas. Até hoje não provei as bebidas da casa, mas a comida por si só já foi suficiente para me cativar.  
Gosta de uma sopa quente? Então comece pela Missoshiru (Sopa de Misso com Alga Marinha e Tofu). Depois, a experiência poderá ser continuada com a excelente Sugaki (Ostra Fresca de Santa Catarina com Molho Especial) ou então o exótico Katsuo no Tataki (Peixe Bonito Cru com Alho e Gengibre), que tem um tempero bem forte (alerta para aqueles que preferem algo mais suave!). Para fechar essa primeira parte, que tal uma porção de Mexilhões à Marinara? O molho é ótimo e vem com cestinha de pão para completar. 
Continuando o happy hour/jantar, você pode passar para os espetinhos (adianto que as escolhas não serão fáceis). Recomendo pedir logo de cara o Quiabo com Bacon, que foi o melhor que já provei na vida (nota 10!). A crocante Acelga com Bacon e o delicioso Brócolis disputam acirradamente o segundo lugar das robatas de lá. Se quiser continuar, peça para Antônio (funcionário gente boa!) uma rodada de Beringela, Alho, Moela e Cebola. Só de lembrar do sabor começa a bater uma fome...           
Se ainda tiver apetite, e quiser provar algo diferente, escolha o Yaki-Oniguiri (Dupla de bolinho de Arroz com recheio de Umeboshi - ameixa salgada). Se gostar de fritura e de ostras, uma escolha segura será o Kaki-Frai (Ostras de Santa Catarina à Milanesa). Ainda nas opções de entrada, já me dei bem ao pedir o "fumegante" Nirá com Fígado de Galinha e o Polvo a La Feria (Polvo, Cebola, Batata com Azeite e Páprica). 
Se você chegou até aqui achando que os pratos não matam a fome, é porque você tem alma gorda (que nem eu!). Então, pedir as Ostras Gratinadas é uma saída interessante, pois além do sabor, elas costumam ser enormes! Depois, é só continuar a aventura asiática pela "Gyôza do .3" (tempero fantástico) e pelo Tempura Especial (Camarão, Lula, Peixe, Cogumelo e Beringela). Preciso dizer que o tempura (ou tempurá) foi o mais sequinho e crocante encontrado em Salvador e tem um molho bem suave. Para arrematar o apetite dos salgados (calma que já já vem a parte dos doces!), termine com o Nihon-Soba (Massa Sarracena Fria com Tempura de Camarão), outro prato que curti muito.
As opções de sobremesas são reduzidas, mas não menos impressionantes, a começar pelo Sorvete de Creme com Calda de Gengibre. E que calda! Bem concentrada e, posso arriscar a dizer, bastante picante. Gostei da combinação. Mas a estrela mesmo é a Torta Búlgara. Simplesmente a melhor de Salvador (nem preciso dizer mais nada). Voltarei em breve para provar outras coisas, como o Yakissoba. Claro que tem certos itens de sabor exótico e forte, que não serão pedidos toda vez que retornar, mas não provei algo que considerasse ruim. Muito pelo contrário. Vários pratos foram responsáveis por arrancar grandes e sinceros elogios. Hoje me arrependo pela demora! 

Comentários

Gustavo Romero disse…
Boa resenha! Um grande estímulo para ir conhecer o local!

Postagens mais visitadas