Salvador: Ori Restaurante


Você piscou e o Restaurante Ori já vai completar 1 ano de existência no próximo mês, inclusive com o jantar "A força nordestina", com menu degustação em 8 etapas e convidados especiais (reservas: 98890-8357). Ori, que significa “cabeça” em ioruba, é o nome do segundo restaurante do casal de chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca em Salvador, que prezam pelo resgate de ingredientes simples preparados de maneira cuidadosa. Para quem ainda não conhece a casa, que é uma das minhas preferidas na cidade, vai poder achar um cardápio contemporâneo de pratos baianos e internacionais, ótimos drinks e atendimento cordial, fora o ambiente elegante e descontraído em pleno Horto Florestal. Sugiro começar a visita com alguma bebida à base de cachaça ou gin, como o Cacau Mule ou a Dona Janaína.
É possível escolher no menu à la carte delícias como o já famoso abarajé, além de snacks e deliciosos pratos principais. Fabrício cuida mais das entradas e pratos, enquanto que Lisiane é quem comanda a praça dos doces. A casa ainda tem o chef Danilo Fernandes para integrar esse time de peso e executar o preparo. Já comece a visita com o Couvert (pães de fumeiro e milho, manteigas de caju e maracujá, queijo de kefir), que assim como o do Origem vale a pena ser pedido. O menu tem / já teve (pois vive em constante atualização) outras ótimas pedidas, como o Croquete de Pernil, as Ostras na Brasa com Dashi Defumado, o Snack de Polvo com Fumeiro, Quiabo e Vatapá, o Camarão Empanado na Tapioca com Couve, Tomate Assado e Bottarga, os Bolinhos de Cuscuz Crocante com Carne Seca, os Bolinhos de Maniçoba com Molho Lambão, o Pão Delícia com Tinta de Lula, Aratu Crocante e Aioli de Pimenta-doce e o Tartar de Aratu com Massa de Beiju. As entradas são deliciosas e feitas para compartilhar (se bem que a vontade é de ser egoísta e comer tudo sozinho!).
Os pratos principais são igualmente interessantes. Tem opções para todos os gostos, como, por exemplo, o Badejo Marinado com Chips de Banana-da-terra, Creme de Abacate e Ají, o Ravioli de Vatapá com Camarões, Maturi, Noisette e Molho de Moqueca, o Peixe do Dia com Mini-arroz ao Caldo de Lambreta (prato nota 10, que eleva o nível da nossa gastronomia), o Filé do Sol com Pirão de Leite, Tropeiro de Cuscuz e Picles de Cebola Roxa (melhor que provei na cidade), a Carne de Panela com Tagliolini ao Molho de Queijo, o Cupim com Creme de Queijo e Farofa de Tapioca com Banana, o Spaghetti Nero com Caldo de Lambreta e Frutos do Mar (um dos meus favoritos), a Costela de Boi com Tagliolini e Molho de Cogumelo Porcini e a Carne-do-sol com Pirão de Aipim e Cebola Brûlée. Tem até opção vegana, como o Mini-arroz de Beterraba com Kefir. A criatividade dos chefs é algo que impressiona na apresentação e no sabor.

E para completar o menu perfeito, não deixe de pedir uma sobremesa. A gentileza e doçura de Lisiane Arouca, eleita a melhor chef confeiteira do país em 2019 (pela Prazeres da Mesa), é totalmente repassada para as suas criações, cada vez melhores. Entre elas, a Delírio (Crème Brûlée de Doce de Leite, Limão Siciliano, Farofa de Pistache, Frutas Vermelhas e Sorvete de Manjericão), a Explosão de Chocolate, a Rabanada com Creme de Pudim de Doce de Leite, Brigadeiro de Queijo, Farofa de Pão e Sorvete de Banana e a Torta Felpuda. Assim, trazendo lembranças e ingredientes do nosso passado, que encerro o post. Melhor do que ver é provar! Não deixe de ir o mais rápido possível no Ori, pois boas surpresas te aguardam na mesa!

Comentários

Postagens mais visitadas