San Francisco: Alcatraz & Ghirardelli Square

No último dia pela Califórnia, fui conhecer o presídio de Alcatraz, localizado na Baía de San Francisco, pegando um catamarã no Pier 33 (Embarcadero). O lugar foi inicialmente utilizado como base militar, mas depois virou prisão de segurança máxima, que "recebeu" ilustres criminosos, como Al Capone e Frank Morris. Funcionou por 29 anos sem qualquer fuga bem sucedida. Depois do fechamento da prisão, o local foi palco de diversas manifestações culturais com grupos hippies e indígenas. Virou atração turística em 1980. Até hoje, os grupos indígenas americanos têm permissão de realizar cerimônias na ilha (a mais famosa é a de Ação de Graças). É um passeio bem interessante, com direito a uma vista de camarote para a cidade. 
 
Depois do passeio, fui conhecer a Ghirardelli Square, marco histórico da cidade, com mais de 40 lojas e restaurantes na área da Fisherman's Wharf. Uma parte da região é listada como Patrimônio Histórico Nacional. O nome Ghirardelli também foi dado a uma fábrica de chocolate premium. Os produtos são reconhecidos internacionalmente e bem saborosos. Provei um de Peppermint e um Dark Raspberry. Recomendo os dois.  
 
No final do dia, ainda deu tempo de dar uma passadinha no Golden Gate Park, um complexo de cultura, esporte e lazer da cidade. Tem jardim japonês, galerias de artes, museus, além de uma fauna e flora exuberantes. Tradições antigas são mantidas, como o passeio de bote pelo Lago Stow e o habitat do grande bisão americano. E no meio da mata, ainda é possível ver a Golden Gate. Esse foi o último cartão postal de San Francisco. É uma cidade bem atrativa, com muita coisa para ver e curtir. Próximo destino: Washington. Até lá! 

Comentários

Postagens mais visitadas