San Francisco: ponte, bonde e pão da Boudin Bakery

San Francisco é a quarta cidade mais populosa da Califórnia e popular destino turístico internacional. Conhecida pela neblina fria do verão, colinas íngremes e eclética mistura de arquitetura, possui marcos famosos, como a Golden Gate Bridge, os bondes, TransAmerican Pyramid (prédio agulha) e a sua Chinatown, uma das maiores do mundo. A cidade ainda conta com um extenso centro financeiro e bancário, fazendo da mesma a 18ª cidade mais rica do mundo. 
Depois de um passeio por suas ladeiras e região do Alamo Square, fomos direto à região do Fisherman´s Wharf, para conhecer a Boudin Bakery, talvez a padaria mais charmosa do mundo. Por um imenso vidro diretamente instalado na calçada já era possível ver os funcionários trabalhando dia e noite. Fora isso, o delicioso aroma de pão exalado pela chaminé abria o apetite de qualquer um que passasse pelo local. Vale dizer ainda que existia fila para comprar o pão até mesmo de madrugada. Sentiu a pressão do lugar?
As prateleiras na parte interna da loja vivem cheias de pão fresco. A decoração do ambiente e os formatos dos pães encantam todo mundo. No segundo andar do prédio, existe o Bistrô Boudin, onde é possível saborear diversas opções gastronômicas, que variam desde saladas e sanduíches à pratos bem elaborados. O nome do pão comercializado é Sourdough.
O segredo do sucesso da Boudin está na "massa-mãe", cuja receita original tem mais de 100 anos. Dizem que a cada nova receita, uma porção de "massa-mãe" é adicionada e que o sabor azedinho do pão é dado pelo lactobacillus sanfranciscensis encontrado na receita original (risos). Nem sempre o gosto do pão de uma padaria vai ser igual ao de outra, pois o sabor dado pelo lactobacilo é variável a depender da temperatura e umidade do local onde a mesma está instalada. É por isso que cada filial tem os seus clientes costumeiros e a matriz da Boudin nunca mudou de endereço...
O sucesso da franquia é tanto que existe uma filial até mesmo em NYC (Times Warner na Columbus Circle). Foi nessa loja que experimentei os produtos da casa, mas isso é assunto para post futuro...

Comentários

Simples Assim disse…
Oi Felipe,
Pra mim não existe nenhuma cidade tão simpática quanto San Francisco.Lendo seu post me transportei para lá. Tudo é fantástico, não é à toa que alguém já disse que " left his heart in San Francisco".
Boa semana pra vc e parabéns pelas excelentes postagens,
Lylia
Felipe Almeida disse…
Obrigado pela visita Lylia e, principalmente, pelos elogios! Abraços.

Postagens mais visitadas