Jantar harmonizado All Saints X Koyle

(foto extraída da Fan Page do restaurante)
Mês passado recebi um convite do chef Leonardo Roncon (All Saints Contemporâneo - Lauro de Freitaspara um jantar harmonizado com vinhos da Viña Koyle. Para quem ainda não conhece o grande chef, posso dizer que Leo já teve passagem pelo Restaurante Questo Pasta e no Tarsila (ambos em SP), Hotel Intercontinental (SP), além de experiências internacionais no Chile, Peru, Israel e República Tcheca. Com uma bagagem dessas, as expectativas são sempre altas. O evento, promovido pela importadora Grand Cru, contou ainda com o enólogo Christóbal Undurraga (um dos sócios da Koyle) e o sommelier Moisés Lacerda (da Grand Cru). Antes de começar o menu, um Aperitivo de Vinho Branco e Tinto na forma sólida, fruto da cozinha molecular (ágar-ágar). O amouse bouche foi um Ceviche de Camarão e Linguado, Folhas de Abóbora e Chips de Batata Doce, harmonizado com um Koyle Costa Sauvignon Blanc 2012. Como sempre, estava ótimo. Adoro esse ceviche do All Saints. A entrada escolhida para o menu especial foi um Pastel de Rabada com Abóbora, harmonizado com um Koyle Reserva Syrah 2010 (foi o preferido da noite). Eu que não sou muito fã de rabada, fiquei surpreso com o sabor do pastel. Muito bom!       
O prato principal foi show de bola! Nada menos que uma Trilogia de Confit, composta por Magret de Pato ao Molho de Figo e Aspargos Grelhados, Costelinha de Porco ao Molho Dijon e Purê de Ervilhas e Cabrito ao Molho de Vinho do Porto e Purê de Abóbora. Explosão de cores, de aromas e de sabores. Tudo num mesmo prato. Apesar de distintos, a trilogia combinou bastante e houve até ordem certa de degustação. Nota 10! Esse prato foi harmonizado com um Koyle Royale Tempranillo Mourvêdre 2011.  
O menu foi finalizado com uma Cheesecake de Brie com Frutas Vermelhas bem leve e saborosa, com apresentação inusitada em pedaço de granito. Nunca tinha experimentado com o uso do queijo brie, mas curti bastante. Gostei da dica. Achei que ficou menos gorduroso. A calda estava ótima. A harmonização foi dada através de um Santa Rita Late Harvest 2011.    
Excelentes os vinhos da Koyle. Para contextualizar um pouco, vale dizer que a vinícola foi criada em 2006 por Alfonso Undurraga Mackenna e seus filhos Alfonso, Christóbal (presente no jantar) e Max, que procuraram pelo melhor terroir do Chile para se instalarem. O local escolhido foi na região de Los Lingues, no Alto Colchagua, onde o clima e solo favorecem o desenvolvimento de produtos de alta qualidade. 
Todos os presentes ficaram satisfeitos com o saldo do jantar. Experiência gastronômica mais que válida. Leo, parabéns pelo comando do All Saints Contemporâneo. Desejo mais sucesso para você e para esse restaurante que tem uma proposta diferenciada, de levar uma gastronomia de qualidade com um preço justo, sem extorquir os consumidores. Obrigado pelo convite. 

Comentários

Postagens mais visitadas