Vieiras, Polvo e Salmão com Vegetais

Nas minhas pseudo-férias de fim de ano tive tempo de preparar uns pratos legais na cozinha. Um deles foi o Mix de Vieiras, Polvo e Salmão com Aspargos, Cenouras Baby e Cebola. Execução fácil, boa apresentação e sabor formidável. Primeiramente, temperei o polvo com um pouco de páprica; o salmão com coentro e azeite; as vieiras com suco de limão siciliano e pimenta do reino; e os vegetais (cebola, cenouras baby e aspargos frescos) pincelei com uma mistura de vinagre balsâmico, pimenta do reino e mel.
O próximo passo foi fazer um Azeite de Ervas Aromáticas (dica do chef Fabrício Lemos), que serve tanto para finalização quanto para a preparação de determinados pratos. Separei 1 maço de manjericão, um pouco de alecrim e dill (endro). Numa panela esquentei 200 ml de óleo de canola com 100 ml de azeite de oliva. Assim que ficou bem quente, joguei as folhas (você vai ouvir aquele barulho de coisa fritando) e deixei por menos de 1 minuto. Desliguei o fogão e bati essa mistura (ainda quente) no liquidificador (porém sem aquela tampinha menor). Depois é só coar, esperar esfriar e reservar (conservar na geladeira). 
Com o azeite pronto, e os vegetais já assando no forno, a preparação dos frutos do mar e do salmão foram em frigideiras no fogão, com um pouco de azeite de oliva (ou PAM) e um pouco da mistura do azeite de ervas. O Molho de Manteiga e Vinho Branco para acompanhar foi feito numa panela com um pedaço generoso de manteiga, uma colher de sopa cheia de alho em pó, pimenta do reino e um copo de vinho branco. Esperei a mistura reduzir e depois que terminei de grelhar os frutos do mar, transferi a mistura da panela para a frigideira, para que pudesse pegar um pouco do gosto do fundo da mesma (isso fez toda a diferença). 
Pronto. Hora de montar os pratos. Primeiro o molho, depois o peixe, os frutos do mar, os vegetais e para finalizar a apresentação (e o sabor também) um pouco mais do azeite de ervas. Confesso que fiquei orgulhoso com o resultado, pois não esperava que fosse ficar tão bom, ainda mais porque a "receita" do molho foi pensada na hora, com os ingredientes que tinha disponível no momento. A mistura pincelada nos vegetais confere uma espécie de caramelizada, que quebra um pouco o salgado do molho e não deixa o prato tão pesado. Combinação excelente. E o sabor? Esse já ficou registrado na memória...    

Comentários

Mouseketeer disse…
Com esse calor só dá pra comer comida leve mesmo. Tô anotando as receitas!rs

Postagens mais visitadas