Salvador: Ola Cevicheria

A culinária peruana vêm sendo classificada como uma das melhores do mundo, em termos de riqueza, variedade e sabor. O ceviche pode ser considerado como o carro-chefe desse tipo de gastronomia e traz como base o peixe cru, cozido em sumo de alguma fruta cítrica. Quando soube da abertura da Ola Cevicheria aqui em Salvador, não pensei duas vezes em querer marcar logo uma visita. O ambiente localizado no Porto da Barra é descolado e possui atendimento diferenciado. No menu, opções variadas de ceviche e outros pratos tradicionais da culinária do Peru. Quem comanda a cozinha é o chef Carlos Araújo - formado pela Le Cordon Bleu de Lima - grande responsável pela execução dos pratos e adaptações de receitas com ingredientes locais. Assim que cheguei, pedi logo uma Baden Baden Cristal bem gelada e uma porção de Pastéis de Atum (com Green Pepper, Mostarda Dijon e um leve toque de Cream Cheese). A entrada é servida fria e o recheio tem muito sabor. 
Continuando a exploração do cardápio, troquei a cerveja por um Pisco Sour que, por sinal, foi muito bem executado (acho que um dos melhores que já tomei). Para acompanhar, um Ceviche Colombiano (camarão e polvo com molho agridoce de Cognac e suco de laranja). Combinação exótica e certeira! Para deixar o prato crocante, tiveram os Chips de Mandioquinha. Depois foi a vez do Ceviche Especial de Robalo e Camarão (com manga, pimenta vermelha, mirtilo e molho cítrico com toque de óleo de gergelim). Para mim, o melhor do cardápio. O ceviche é servido com Beiju de Tapioca. Outra indicação é o Ceviche Mandarin (com camarão e robalo marinados em suco de tangerina, manjericão, rubras, pimenta dedo-de-moça e coentro), servido com Chips de Banana da Terra. Ótima pedida, mas precisava diminuir um pouco da quantidade do manjericão, que rouba o sabor dos demais ingredientes. 
Se preferir algo mais tradicional, peça o Ceviche Clássico (ceviche de Dourado com Leche de Tigre). O prato é servido com dois tipos de molho: a salsa vermelha e a amarela. Além disso, vem com o reforço de batata doce marinada e milho. Nessas primeiras visitas, não cheguei a pedir um prato quente, mas oportunidade não vai faltar. É bom que gera mais assunto para posts futuros... Recomendo muito! 

Comentários

Postagens mais visitadas