Salvador: Forneria Pasta em Casa


Vocês já devem conhecer o térreo (lojinha + café) e o primeiro andar (restaurante) do prédio do Pasta em Casa, mas o segundo andar também está recheado com ótimas surpresas. É lá que funciona a Forneria do Pasta, com cardápio independente, ótimos drinks e um ambiente mais informal, mas com a mesma qualidade dos produtos e atendimento. Gosto demais, desde a primeira vez que visitei. Vou começar a dica pelo meu item preferido: a Pizzeta de Burrata. Simplesmente sensacional, tanto pela massa, quanto pelo molho de tomate (um dos melhores da cidade!) e pelo queijo. Durante muito tempo, fiquei só pedindo ela, mas depois fui explorar os demais sabores. Inclusive, alguns foram assinados por outros chefs da cidade, como a de Queijo de Cabra, Cogumelos e Limão Siciliano (por Jose Morchon, do La Taperia). 


O menu da casa tem ótimas opções de entradas, como o Pão de Calabresa e o da Nonna, o Carpaccio, a Tagliata do Sol com Farofa Crocante, Bruschettas, entre outros. Como vocês podem observar nas fotos, o forte da Forneria são as várias massas de pão (ciabatta, foccaccias, pizzas), mas o cardápio ainda massas tradicionais gratinadas, frutos do mar, carnes assadas e tudo o mais que possa ser preparado no forno à lenha, ou seja, o cardápio está em constante modificação, afinal os proprietários (Valeska e Celso) não gostam de ficar quietos! 
De vez em quando, eles ainda organizam jantares e eventos especiais, com receitas surpresas que agradam ao paladar dos convidados! O ambiente também pode ser reservado para aniversários, comemorações, workshops e pequenas apresentações, tudo com o serviço deles. 

Em resumo, é uma gastronomia italiana refinada com versões arrojadas de pratos consagrados e autorais, em espaço sofisticado. Com certeza, um dos lugares que mais gosto na cidade. Não poderia encerrar o post sem falar da carta de drinks, elaborada pelo premiado e competente Márcio Silva (do Guilhotina Bar, em São Paulo). Difícil dizer minha bebida preferida, mas acho que o Cagin (G&T com Caju e Manjericão), o Ginger (G&T com Gengibre e Limão) e o Moscow Mule disputam o primeiro lugar! Merece (e muito) a visita! Vem pro Pasta!

Comentários

Postagens mais visitadas