França: Sabores parisienses

Paris - França. A comida francesa é mundialmente reconhecida e apreciada. Normalmente relacionada à porções pequenas, é sinônimo de requinte e bom gosto. Apesar disso, cada região da França tem culinária tradicional própria: a do noroeste costuma usar manteiga, creme de leite (crème fraiche) e maçãs; a culinária provençal (do sudeste) prefere azeite, verduras e tomates; a do sudoeste usa gordura de pato, fígado foie gras, cogumelos (cèpes) e moelas; a culinária do nordeste relembra a culinária da Alemanha e usa banha de porco, salsichas e chucrute.
A Cuisine nouvelle ou nouvelle cuisine, desenvolvida na década de 1970 em reação à cozinha tradicional, teve a influência de chefs como Paul Bocuse. Caracteriza-se por ser elaborada em pouco tempo, com molhos mais leves e menores porções, apresentadas em forma refinada e decorativa. Moderna e inventiva, incorpora técnicas e combinações vindas do estrangeiro (especialmente da Ásia). E foi com base nessas premissas que experimentei um almoço bem legal no Hippopotamus, restaurante grill. De entrada, foie gras legítimo (risos!) e camarões empanados em massa "cabelo de anjo".
Depois, devorei, junto com meu irmão, um burguer com carne de angus e molho roquefort e um filet mignon com molho de ervas e batata assada. Estavam no ponto certo. Para finalizar, um creme brûlée, uma das sobremesas mais famosas da França, com leve sabor de baunilha e capa de açúcar crocante. Bom demais.
Foi também em Paris que experimentei uma Pink Lemonade nota 10, da Lorina, marca bastante famosa por lá desde 1895. No dia seguinte, dei uma escapadinha para Disneyland de Paris e encontrei esses inusitados lanches, que valem a pena mostrar, mesmo sabendo que fast-food é anti-francês (porém, com a globalização, tudo acaba sendo permitido!!!). C´est la vie! 

Comentários

Postagens mais visitadas