Maria Margarida Atelier Gastronômico

O Maria Margarida é um espaço voltado para experimentos culinários surpreendentes. A gastronomia proposta pelo Atelier busca unir a técnica e o manejo de instrumentos específicos da área com o carinho e o conforto de turmas pequenas, sempre buscando uma apresentação simples e elegante dos pratos. Comandado por Andrea Torres, culinarista pela Escola Kate White, cozinheira profissional formada pela EGAS (Escola de Alta Gastronomia Aires Scavone) e com passagem pela França (Biarritz) se especializando em gastronomia francesa com influências mediterrâneas, o local é excelente para realização de eventos, cursos, jantares e degustações. Além disso, é possível contratar o serviço de personal Chef (onde a Chef vai até a casa do cliente com o cardápio pré-determinado e as compras feitas, executa os pratos e oferece todo o suporte necessário para a realização do almoço/jantar). Fui convidado para uma aula de molhos com degustação de massas por Juliana Braga, do blog Comer Rezando. Nem preciso dizer que a cozinha é toda equipada e o espaço é legal, pois as fotos abaixo já comprovam isso! 
Mas vamos ao que interessa... aula e degustação. Fizemos o legítimo molho francês béchamel e algumas variações (funghi, gorgonzola e laranja com papoula) a partir dele. A aula foi extremamente didática (graças à simpatia e ao conhecimento de Andrea) e bem interessante. Aprendi truques sobre como fazer o roux (pasta de manteiga e farinha de trigo), o piquè de cebola (aromatizador - cebola, louro e cravo) e o ponto certo do molho, truques estes fundamentais na execução e sucesso da receita.   
Com tudo pronto, chegou a melhor hora: a de comer. Fomos para o espaço reservado para o jantar e começamos a saborear mini quiches de queijo e de shimeji e shitake. Um pão italiano artesanal trazido por um dos convidados serviu bem para ser apreciado com uma excelente manteiga clarificada. A receita da manteiga é fácil e o resultado é surpreendente. TOP! As massas disponíveis foram spaghetti e penne. Como não sou besta, provei de todos os molhos mais de uma vez. Achei o de laranja com papoula o mais exótico, mas o de funghi foi o que mais gostei. Se bem que o de gorgonzola não ficou para trás não... 
Ao final, para ficar ainda melhor, foi servido uma cheesecake deliciosa, cuja receita é um dos segredos guardados à sete chaves pela Chef. Leve e saborosa, a torta foi acompanhada por geleias de Malbec e damasco, ambas da Casa Madeira. Para finalizar um café e muito papo até altas horas da madrugada. Curti demais a experiência. Tanto Andrea quanto o ambiente me fizeram sentir tão à vontade que parecia que já era frequentador do Atelier há anos. Bom demais. Recomendo a experiência!      

Comentários

irumar tedesco disse…
Maravilha, a Andréa ama o que faz o que traduz a alta qualidade do que produz.

Postagens mais visitadas