Salvador: novas idas ao Zafferano

E a saga de provar o cardápio completo do Zafferano continua firme e forte. Como já disse, a satisfação de um almoço ou jantar por lá é mais que garantida. Nas últimas idas, além de clássicos já consagrados, também pude experimentar testes de pratos que provavelmente entrarão no cardápio fixo da casa. A fantástica Pappa al Pomodoro ocupa o topo da lista das minhas entradas favoritas. A combinação de pão italiano, molho de tomate e camarões é TOP! Fico salivando só de imaginar. O Tonno Sott´olio também não fica por trás e é uma delícia. Consiste numa conserva de atum fresco com cebolas, pimenta do reino e tomate cereja. Outra indicação forte é a Melanzani alla Parmigiana, composta por berinjelas assadas e recheadas com queijo mozzarella e cobertas com molho de tomate e parmesão ralado. O Carpaccio di Polpo é uma opção mais light, mas isso não significa que é menos saborosa. Acompanhado de saladinha de rúcula, grãos de pimenta rosa e limão, a entrada é ideal para quem quer deixar espaço para os pratos principais. 
E por falar em pratos principais, o Papardelle Mare e Monte é o meu favorito. A massa com molho de camarões, creme de leite fresco e funghi porcini é deliciosa. Quando penso no Zafferano, lembro desse prato. Como diz Juliana Braga: "é de comer rezando". Uma das novidades da casa, ainda sem nome, é o Linguini negro com lulas e camarões ao molho pesto. Prato fantástico. A união da massa com a tinta de lula, camarões e o pesto combinou perfeitamente e, por incrível que pareça, é leve. Para quem gosta de gnocchi, recomendo o Gnocchi Gratinati (com molho bolonhesa e parmesão), o Gnocchi alla Sorrentina (com tomates frescos, manjericão e mozzarella de búfala) e o Gnocchi 4 Formaggi Gratinati (incrementado com molho 4 queijos). Inclusive, este último fará parte do menu Zafferano do Restaurant Week 2013. O Tagliolini con Parma e Salvia é uma opção menos cremosa e com perfume intenso. Na última visita, ainda experimentei um pouco do saboroso Saltimboca alla Romana (escalopes de filé mignon, presunto de Parma, sálvia, vinho branco com fettuccine com creme de leite, manteiga e parmesão). 
No quesito doces, as opções são variadas também. Em uma das visitas, Dudu Zafferano (proprietário) inventou de oferecer Tiramisu para provar e saiu no "prejuízo" (kkk). Meti o pé na jaca e repeti mais de 3 vezes. O melhor que já comi aqui em Salvador. Outras opções interessantes são o Duo (mix de sorvete de creme, doce de leite e castanhas) e Semifreddo di Ciocolata (sorvete de baunilha com calda de chocolate e uma camada de biscoito). 
Para beber, tenho sempre pedido um vinho tinto californiano Fetzer Zinfandel. Ótimo custo-benefício e bem saboroso. Ainda de quebra degustei uma taça de vinho branco Tokaj Aszú Leonis Selection, importado diretamente da Hungria. Aguardem cenas dos próximos capítulos com mais novidades do Zafferano...

Comentários

Postagens mais visitadas