Jantar Magno no Amado

O terceiro Jantar Magno do Restaurante Amado, ocorrido dia 26 de setembro de 2013, foi comandado pela chef gaúcha Carla Pernambuco. Recebi o convite por intermédio da agência Santa Clara Comunicação para conferir de perto o menu preparado especialmente para o evento. A casa estava lotada. O jantar contou com a parceria da Viñeria Distribuidor de Vinhos, que apresentou cinco rótulos para harmonizar com os pratos criados pela renomada chef. A entrada ficou por conta de um Plateau Pernambuco para o Amado, composto por Rolinho de Bacalhau com Fonduta de Saint Agur (delicioso), Ceviche Nikkei de Salmão (peixe bem fresco e molho oriental bem preparado) e Rolinho de Berinjela com Molho Pesto Cremoso (bem leve e com queijo de cabra). A harmonização foi feita com o vinho chileno Sauvignon Blanc 2011.    
Para primeiro prato, nada menos que uma Fregola Sarda com Frutos do Mar. A massa seca feita com sêmola e água (reduzida em bolinhas) tem gosto parecido com o couscous marroquino, mas é um pouco mais grossa. Tradicionalmente preparada na Sardenha (região autônoma da Itália) com ostras e mariscos, o prato é bastante consumido no outono. Como "frutos do mar" é comigo mesmo, foi fácil gostar da combinação de lula, camarão e polvo com um rico e bem temperado molho de tomate. O vinho escolhido para acompanhar o prato foi Viu Manent Gran Reserva Chardonnay 2011.
Quando vi que o prato principal era um Pernil em Nacos de Cordeiro sobre Arroz Árabe, fiquei receoso de não gostar do prato, pois não sou muito fã desse tipo de carne. Porém, foi muito bem executado. A carne saborosíssima desmanchava na boca. O arroz com açafrão e cebolas caramelizadas foi um ótimo acompanhamento, assim como a berinjela grelhada. A Viñeria disponibilizou duas excelentes opções de vinhos: o chileno Viu Manent Single Vineyard Syrah 2007 e o argentino VIBO Malbec 2007.
Para finalizar o jantar, um Duo de Guloseimas, formado pela Mini Torta Úmida de Cacau Baiano com Sorvete de Coco e pelos Churros com Dulce de Leche. A torta de cacau foi nota 10, com o açúcar muito bem equilibrado. Muito gostosa. Os churros "crunch" sempre combinam bem com doce de leite, né? O vinho de sobremesa utilizado para harmonizar foi o Viu Manent Late Harvest 2010.
Resumindo, foi um jantar ótimo. Os pratos tiveram porções adequadas, foram bem apresentados e, principalmente, estavam bem saborosos. O menu elaborado para o evento foi composto de comida "real" (nada de releitura disso, releitura daquilo), uma das características da famosa Carla Pernambuco. Ao final, ainda ganhei um comentário da própria chef numa das fotos postadas no Instragram (@almeida1984). Agradecimento especial à Mônica Lima pelo convite e companhia na mesa. 

Comentários

Postagens mais visitadas