São Paulo: Marakuthai

Instalado nos Jardins (em São Paulo), o Marakuthai tem a proposta de trazer uma gastronomia contemporânea puxada um pouco para a tailandesa. A cozinha é comandada pela jovem Renata Vanzetto, paulistana de vinte e poucos anos que cozinha desde os nove. A chef já tem até no currículo uma passagem rápida pelo NOMA (que responsa!). O restaurante tem como marca pratos que encantam pelo sabor, técnica e apresentação com um toque de humor. A casa é uma mistura de restaurante, lojinha gourmet e brechó. Isso mesmo. Tem de tudo um pouco. Comprei uns molhos bem legais e fiquei tentado a levar o avental "Hitch-Cook"! 
No dia da visita, comecei pedindo uma água da casa, com limão siciliano, pepino e pimenta dedo de moça e um Creme de Abóbora com Gengibre para esquentar um pouco, que veio acompanhado de coco ralado e fatias de pão caseiro e gergelim. Como a ideia era provar de tudo um pouco, optei pela escolha do Menu Clássicos Marakuthai (R$85,00), com direito a entradas, prato principal e sobremesa. As entradas foram: Bolinho de Camarão em Crosta de Castanha de Cajú, Bolinho de Cordeiro com Molho de Menta, Ceviche de Peixe Branco com Tangerina e Limão Cravo e Saladinha de Bifum com Frango Agridoce e Hortaliças. Entradas variadas, que explora diversos sabores e mostra um pouco da identidade do lugar. Gostei de todas as opções, mas o bolinho de camarão e a salada de bifum foram os melhores. 
Para prato principal, a pessoa podia escolher uma entre quatro opções (tinha carne, frango, frutos do mar e peixe). Eu fui de Camarões e Lulas em Molho de Leite de Coco com Toque de Alho Poró, Tomate, Pimenta e Limão, acompanhado de Arroz de Jasmin e Farofa de Dendê. Prato exótico, saboroso e muito bem temperado. Os ingredientes combinaram bastante e conferem um aroma incrível. A única falha foi a farofa de dendê. Não gostei muito da consistência da farinha (mas isso é coisa de baiano, que está acostumado com farinha boa em abundância). O resto do pessoal que tava comigo optou pela opção de Cubos de Peixe em Molho Picante de Curry Verde com Folha de Limão, Capim Santo, acompanhado de Arroz de Jasmin e Manga Grelhada. Mais uma vez uma explosão de sabores num prato só. O molho de curry verde era ótimo e caiu muito bem com a manga.   
A sobremesa escolhida por todos foi a Santa Teresa, um Creme de Iogurte com Redução de Framboesa e Tangerina, Blueberries Frescas e Tuille de Macadâmia. Eu achei a sobremesa um pouco fraca, em comparação com a entrada e o prato principal. Longe de ser ruim, mas faltou algo. Acho que a outra opção, chamada The Best (Sorvete de Creme, Calda de Nutella, pedaços de Ferrero Rocher, Calda e Crocante de Amêndoas), era melhor. Mas isso não influenciou na satisfação que tive em jantar no Marakuthai. Lugar bem interessante, com comida boa, saborosa e preço razoável. Quem quiser saber mais informações sobre restaurante, a chef e o cardápio, vale conferir a página deles aqui.     

Comentários

Postagens mais visitadas