Argentina: Inés Berton X Tealosophy
A argentina Inés Berton é uma das mais reconhecidas autoridades mundiais em chás. Graças ao olfato apurado, tornou-se um dos onze "tea noses" (especialistas em aromas de chás) internacionais, dos quais é a única mulher. Com o poder de “nariz absoluto”, muito estudo e experiência, essa catadora de chás consegue criar blends personalizados, sendo normalmente chamada para selecionar as melhores colheitas de folhas pelo mundo.
A Prada e a Tiffany são alguns clientes da Tealosophy, grife de chás da própria, que extravasa criatividade em duas lojas em Buenos Aires e uma em Barcelona, vendendo mais de 150 variedades de infusões, além de outros subprodutos. A lista de clientes fiéis ainda engloba as grifes Bvlgari e Carolina Herrera, os hotéis americanos Delano e Waldorf Astoria e diversas celebridades (Dalai-lama, Lenny Kravitz, Shakira e o rei da Espanha, Juan Carlos II). No Brasil, seus produtos podem ser encontrados no restaurante D.O.M., do chef Alex Atala, onde a própria assina a carta de chás, e na Casa Santa Luzia, em São Paulo.
Inés até fez um chá inspirado no Brasil, chamado de “Royal Fruit” (fruta real), onde traz notas de pétalas de girassol, flores de hibisco, manga, papaia e pêssego numa base de chá preto. Encantada com a oferta de frutas e flores brasileiras, afirmou que gastou fortunas no supermercado porque comprou tudo que encontrava pela frente (parecendo alguém que eu conheço).
Na viagem que fiz para BsAs, tratei de conhecer a loja, que fica um pouco escondida na Av. Alvear - Galeria Promenade. O aroma da loja e das latas de chás é algo indescritível. Só indo conferir para realmente saber o que estou falando. O sabor também não fica para trás, inclusive o mais premiado é chamado de "My Patagonia", composto de frutas vermelhas, doce de leite e base de chá preto (garanti duas latinhas). Ah! Também comprei o "Oriental Summer", composto de flores e frutas orientais, em base de chá verde. O preço da lata de 160 gramas (foto acima) varia de R$30,00 a R$100,00. Nota 10. Recomendo, e muito, a compra e a visita.
Comentários