Sachertorte - Viena

Sachertorte é um bolo de chocolate, inventado por Franz Sacher em 1832 para Metternich em Viena, na Áustria. É uma das mais famosas especialidades gastronômicas da cidade de Viena. O bolo consiste de duas camadas de massa de chocolate, não excessivamente doce, com uma pequena camada de compota de alperce no meio e uma cobertura de dark chocolate, com lascas de chocolate em cima e dos lados. É tradicionalmente servida com chantili (Schlagsahne, na Alemanha; Schlagobers, na Áustria), sendo considerada pela maior parte dos vieneses como sendo demasiado "seca" para ser consumida simples.
Realmente achei a torta seca. O gosto era semelhante à um pão de ló um pouco mais amargo. Vale a pena experimentar, mas não é nenhuma maravilha não. A marca registada "Original Sachertorte" foi registada pelo Hotel Sacher, construído em 1876, pelo filho de Franz Sacher. A receita era um segredo bem guardado até que, em 1965, o Hotel Sacher envolveu-se num litígio nos tribunais com a pastelaria Demel, que também produzira também um bolo chamado "Original Sachertorte".

Circularam inúmeras anedotas a explicar como conseguira a Demel a receita. O bolo desta última é hoje conhecido como "Demels Sachertorte". A diferença está na camada de compota de alperce, que é colocada diretamente sob a cobertura de chocolate e não no meio. No Hotel Sacher de Viena, são produzidas cerca de 270.000 unidades anuais. Quando viajei para a Áustria, além dessa torta tinha uma de frutas vermelhas em todos os locais, com uma espécie de gelatina em cima, muito melhor!. A foto abaixo explica por si só.
Ah! No mesmo dia de prova dessas duas tortas, rolou uma distribuição grátis de sorvetes Cornetto da Kibon (lá chamava-se Eskimo), na praça da Prefeitura. Como brasileiro é foda, acabamos tomando uns 5 cones cada um. Fuiz!

Comentários

Minha Janela disse…
Oii, seu bloog ta MUITO 10...
Beeijos,
Dezaine :D
Mandy disse…
Nem gostei dessa Sachetorte... mas turista tem q experimentar e ainda tirar foto pra mostrar pros amigos que comeu a torta mais famosa de viena e eles morrerem de inveja! hehehehe

Postagens mais visitadas