Panamá: La Mar - o melhor peruano do mundo

Depois de um passeio pelas ruínas da cidade antiga, almoçamos no La Mar. Presente em Lima, São Francisco, Cidade do México, Santiago, São Paulo (já fui e aprovei), Panamá, Bogotá e Nova York, trata-se de franquia criada pelo chef limenho Gastón Acurio. O sabor dos pratos é algo fora de série. E na filial do Panamá não foi diferente... estimulando minha ida à casa de São Francisco, mas isso é assunto para outro post...
Os ceviches (peixe cru ou frutos do mar marinados em limão e servidos com cebola e pimenta), os tiraditos (peixe cru fatiado e marinado, sem cebola) e as causas peruanas (bolinhos de batata - tem até roxa - com limão e ají aramillo e recheados de camarão ou peixe) são os pratos mais famosos e convidativos do cardápio. Mas isso não limita a culinária peruana, também composta por inúmeros pratos quentes. Mas o bom dessas pequenas porções é o "compartilhar". Você vai de galera e experimenta de tudo.
Só pelas entradas, já valeu a pena. Além dos chips de batata doce, mandioquinha e banana com molho picante, pedimos causas peruanas e uma porção de tiraditos. Mas os ceviches formaram um show à parte. O mix era dos seguintes sabores: nikei (cubos de atum em leite de tigre nikei, com tamarindo, shoyu, açúcar e ají panca), clássico (robalo, com cebola, coentro, pimenta dedo-de-moça e leite de tigre), mistura (salmão, lula e camarão, em cremoso leite de tigre de pimenta cambuci e coentro) e chifa (mistura de frutos do mar com ingredientes da culinária peruana). O favorito foi o nikei, que acabou rendendo uma porção extra individual. 
Para não deixar passar em branco os pratos quentes, pedimos um tacu tacus arequipa, que é composto por uma massa preparada com feijões cozidos e camarões grelhados, coberto por molho arequipeño de camarões, feito da carcaça dos mesmos e guarnecido com salsa criolla, cebola, pimenta dedo-de-moça, coentro e limão. Nota 10 para tudo! A pasta de feijão lembra muito o gosto do nosso vatapá. 
Para finalizar, caímos matando na sobremesa. Pedimos um Tres Leches (torta em infusão de leites e especiarias com creme de café e calda de chocolate e pisco) e um Crocante de Camu Camu (com mousse de avelã, creme de limão e sorvete de chocolate).
O total por cabeça girou em torno de R$70,00. Em São Paulo, sairia por mais de R$100 por pessoa. Sei que não é barato, mas o valor compensa pela satisfação que senti e pela qualidade dos produtos e serviços oferecidos. Para mim, é o melhor restaurante peruano do mundo e está no top10 dos restaurantes preferidos. 

Comentários

Porra bitcho, eu nem curto essas coisas cruas horrores, mas sua descrição dá água na boca! Queria o prato do "vatapá peruano"... sem as cebolinhas cruas em cima, claro! As sobremesas tavam com cara de maras!
Catarine Heiter disse…
Fiquei curiosa com esse prato quente! Eu achava que a culinaria peruana se resumia aos ceviches e cia! Bom post!

www.mastigandoemsalvador.com.br
Ei Felipe! Estou percebendo que você é um rapaz muito bem informado dos acontecimentos no mundo gastronômico ;)
Gastón Acurio é um nome de peso na gastronomia mundial!
Tudo parece muito gostoso :)
Um abraço, Queila

Postagens mais visitadas