Risoto de Camarões e Alho Poró

Meus pais me pediram recentemente para preparar um jantar para os amigos deles. Resolvi fazer um Risoto de Camarões e Alho Poró como prato principal. Temperei 2 quilos de camarões grandes com azeite, lemon pepper, alho em pó e um mix de pimentas asiáticas. Reservei a mistura enquanto preparava a base do arroz. Numa frigideira, fritei alho e cebola no azeite bem quente. Depois de dourar um pouco, coloquei 500 gramas de arroz carnaroli para fritar um pouco (cuidado para não queimar!). Aos poucos, fui acrescentando uma garrafa de vinho branco, não deixando de misturar sempre (isso impede que o grão grude no fundo da panela). Para "hidratar" o arroz, optei por caldo de camarões caseiro. Para isso usei as cascas e cabeças dos 2 quilos usados na receita, além de água, um pouco de sal e pimenta do reino.     
Com o caldo pronto, basta ir adicionando uma ou duas conchas na panela sempre que sentir que estiver secando. Após algumas repetições desse procedimento, já dá para perceber que o risoto começa a ficar mais cremoso. Em uma panela diferente, refoguei os camarões com mais alho e cebola. Depois de cozidos, peguei a mistura que sobrou na panela e usei para refogar o alho poró (isso deixa o prato com mais sabor!). Feito isso, só precisei misturar todos os ingredientes na panela grande e acrescentar queijo parmesão ralado e pimenta do reino, para dar aquele toque final. Ficou bem saboroso. O pessoal aprovou. Para incrementar a apresentação, usei um pouco de ciboulette (cebolinha francesa).  

Comentários

Active Content disse…
Muito boa a receita, estou até pensando em incluir no meu cardápio no meu estabelecimento ewm uma versão "mini", apesar de hoje só trabalhar com lanches:http://www.reidolanche.com.br

Postagens mais visitadas