Hotel Villa Bahia: Almoço Executivo

Li recentemente num livro que "um grande restaurante é como um cavalo de corridas: pode levar um tempo para descobrir seu estilo, mas quando ele começa a cavalgada, é maravilhoso". Essa é a impressão que tenho do restaurante do Hotel Villa Bahia, comandada pelo chef Guto Lago, cujo aperfeiçoamento é constante e a capacidade de surpreender não é reduzida com o passar do tempo. Quer um exemplo? O almoço executivo, que custa somente R$39,00 (entrada + prato + sobremesa). Toda semana o menu é alterado e disponibiliza duas opções de entrada, duas de prato principal e duas (ou mais) opções de sobremesa. Ao longo das últimas semanas, tive a oportunidade de experimentar ótimas entradas, como a Sopa Cremosa de Aspargos (com Ovos de Codorna), o Rolinho Vietnamita (com Camarões e Legumes), o Tartar de Salmão (com Maçã Verde e Emulsão de Limão Siciliano e Wasabi), Queijo Coalho Grelhado (com Rúcula e Vinagrete de Tomates Secos e Mel) e Ovo Mirabeau (Mousse de Ovo com Molho de Tomates).
Os pratos principais degustados encantaram pelo sabor e apresentação. Não sei eleger o melhor, pois cada um promoveu uma experiência gastronômica memorável. A Pescada Amarela (com Palmito Pupunha e Mousseline de Mandioquinha e Manjericão), por exemplo, estava fenomenal. Os inusitados Medalhões de Camarão ao Curry (com Arroz Basmati e Chutney de Manga) estavam bem suculentos. Os Cubos de Filé ao Molho Bourguignon (com Purê de Batatas e Legumes), macios e bem executados, tiveram a inspiração do clássico prato francês (Boeuf Bourguignon) "imortalizado" por Julia Child. O último prato a ser experimentado foi o Pernil de Cordeiro (com Feijões Brancos e Vagem). Dou nota 11. Com um tempero espetacular do molho da carne e dos feijões, foi um dos melhores pratos já provados no restaurante.   
Erra quem pensa que as sobremesas do almoço executivo são simples. Opções como Pavlova Tropical (com Calda de Frutas Vermelhas), Torta Morna de Chocolate (com Creme de Fava de Baunilha e Sorvete de Coco), Cheesecake de Banana (com Calda de Nutella), Creme Brûlée e Pêra ao Vinho (com Sorvete de Especiarias) confirmam que o cardápio de almoço executivo é cuidadosamente elaborado. 
Escrever sobre lugares que eu gosto é muito mais fácil. Isso muitas vezes fica parecendo propaganda, mas gostaria de salientar que não sou bancado para isso! Claro que experiências negativas podem acontecer em qualquer lugar, mas, pelo que já percebi, é raridade no restaurante do Hotel Villa Bahia. Ambiente agradável, com um Chef extremamente competente e uma gastronomia variada e rica em sabores. Na última visita, vi que todos os turistas estrangeiros saíram extasiados e com grandes sorrisos nos rostos. Isso só pode significar satisfação.    

Comentários

Alexandre disse…
Maravilhosas as fotos!

Nem precisa se preocupar em parecer puxa-saco. Todo mundo que sabe o que é boa comida e vai lá sai maravilhado.

Guto é um cara que tem tudo pra se consolidar com um dos melhores chefs de Salvador. Apesar de não estar no mainstream, pra mim ele é tão ou mais talentoso que os medalhões que ganham prêmios da Veja.

E fico feliz com a foto do Fonte do Nico Rosé. Foi colocado na carta com carinho, por ser uma união perfeita de bom preço com qualidade impecável, mostrando que o vinho rosé tem grande potencial em Salvador! =)
Fabiana DAngelo disse…
Todas as pessoas que eu levo para experimentar o Villa Bahia, até mesmo crianças (filhos de amigos meus) e pessoas não acostumadas à comida gourmet, saem de lá maravilhados com tudo - com o ambiente, a doçura e gentileza do Chef Guto, que faz questão de conversar e saber a opinião dos comensais, e, principalmente, com a comida ! É realmente um dos melhores restaurantes de Salvador, com preço justo e talento de um chef criativo e que brinca com os ingredientes nacionais, produzindo pratos internacionais. Lindos de ser ver e saborosíssimos ao comer ! É sempre um acerto escolher o Villa Bahia !

Postagens mais visitadas