Salvador: Especial Zafferano

Foi por pouco a vitória do Zafferano como o "Melhor Italiano" da cidade, de acordo com o júri da Revista "Veja Comer e Beber 2014". Como um dos jurados, fiquei contente com o reconhecimento do restaurante e com a indicação do chef Massimo Cremonini como "Chef do Ano". Já falei um pouco do restaurante aqui e aqui, mas como sempre apareço por lá, novidade é o que não falta para divulgar e indicar no blog. Entradas como Ostras Cruas de Santa Catarina são bem vindas, assim como Insalata di Polpo, o Polpo Al Vino Rosso, a Bruschetta al Profumo di Bosco (Shitake, cogumelo Paris e Funghi Porcini), a Polpeta (uma das entradas mais pedidas) e a Pappa Al Pomodoro (minha preferida).  
Apesar de tanta entrada boa, é bom escolher algum prato principal né? A dúvida sempre é grande, por isso que muitas vezes deixo a cargo do chef Massimo a tarefa de criar algum prato ou escolher o que vai preparar. A certeza de que virá algo bom é mais que garantida. Numa das últimas visitas, ele preparou um Spaghetti Carbonara deliciosamente TOP, com direito à gema mole e bochecha de porco! Também foi de criação do chef um excelente Gnocchi Nero di Seppia ai Frutti di Mare. Outra opção que indico muio é o Ravioli Alla Cremonini (massa recheada com Catupiry, nozes, tomate cereja e molho pesto).   
Se não tiver com vontade de inovar, peça algo mais tradicional, como o Saltimboca Alla Romana (escalopes de filé mignon cobertos com sávia e presunto de Parma ao molho de vinho branco, acompanhado do artesanal fettuccine na manteiga), o excelente Fettuccine ai Frutti di Mare (que dia de sexta, no menu executivo, sai pela bagatela de R$39.90), ou então o Pappardelle Mare e Monti (pasta artesanal com molho de creme de leite, funghi porcini, camarões e salsinha - eu que odeio salsinha, sou fã do prato).
Se ainda não se encantou com as opções acima, que tal o Medaglione Al Gorgonzola (medalhões de filé mignon com bacon ao molho de gorgonzola e fettuccine na manteiga e sálvia) ou um simples Talharim com Tomate Cereja ou quem sabe um Risotto de Shitake, Cogumelo Paris e Porcini (com lascas de parmesão ralado - não está no cardápio, mas não custa nada pedir pro chef tentar fazer)? Também não poderia deixar de indicar o Risotto de Camarão e Alho Poró, o Fettuccine de Shitake e o Ravioli de Mozzarella de Búfala ao Sugo
Por comer muitas entradas e um prato principal, normalmente não peço sobremesa. Isso não significa que não existam boas opções no cardápio, como é o caso do Petit Gateau (doce na medida certa) e o Duo (campeão de vendas - sorvete de creme e doce de leite). Então é isso. Para mim, restaurante bom é aquele que tem mais de cinco pratos TOP, logo o Zafferano se encaixa facilmente nesse perfil.

Comentários

Postagens mais visitadas