Goût de / Good France no Villa Bahia

No dia 19 de março de 2015 aconteceu o Goût de France, onde 1500 cardápios foram propostos em restaurantes e embaixadas da França (mais de 150 países) espalhados pelos 5 continentes, a fim de celebrar a gastronomia francesa (que é patrimônio da UNESCO). Em Salvador, o evento esteve presente no Hotel Villa Bahia e no restaurante La Provence. O projeto é fruto de uma iniciativa de Alain Ducasse e do Ministério Francês das Relações Exteriores e do Desenvolvimento Internacional. Em casa restaurante, o chef teve que homenagear uma cozinha viva, aberta e inovadora, sendo fiel aos princípios de partilha, prazer, respeito ao comer bem e ao planeta. O chef Guto Lago tirou isso de letra para executar o menu, calculado nos mínimos detalhes e especialmente criado para a ocasiãoaperitivo de tradição francesa escolhido foi o Tartar, apresentado em versão tropical, com utilização do caju, perfeitamente harmonizado com o champagne Dautel-Cadot. Se for para resumir em uma palavra: sensacional. 
entrada fria ficou por conta de Sopa de Açaí com Lagostins ao Vapor de Cachaça. Não sou muito fã de açaí (acho com gosto de terra), mas o sabor desse prato agradou bastante. A entrada quente foi um bem apresentado Brandade de Surubim com Mandioquinha e Creme de Língua de Vaca. Sabor marcante, mas equilibrado. Para a opção de peixe ou crustáceo, o chef Guto Lago optou pelo Robalo em Crosta de Mandioca e Coco, Refogado de Maturi e Emulsão de Moqueca. Estava tão fantástico, que repeti a dose. Esses pratos foram harmonizados com o Chateau Croix des Gentis Bordeaux 2012. Para a opção de carne ou ave, mais uma agradável surpresa: Paleta de Cordeiro "Braseada" ao Molho Rôti com Feijão Mangalô, Ervas Finas e Vinagrete de Pupunha. O prato, harmonizado com Chateau de Lavagnac Bordeaux Supérieur 2010, arrancou altos elogios de todas as pessoas que estavam na minha mesa. 
Em seguida, foi a vez do queijo (ou seleção de queijos). Aprovei o Queijo Serra da Canastra com Trufas de Genipapo, mesmo sem gostar de genipapo. Só por isso, vocês percebem o quanto estava bom! A sobremesa foi uma Torta de Chocolate com Mousse de Cupuaçú e Pranilée de Castanhas Brasileiras, seguida de um digestivo e um espresso, fechando, dessa forma, o cardápio muito bem. O preço de cada menu ficou a critério do restaurante e cada um se comprometeu a reverter 5% das vendas para ONG local que atuasse na defesa do meio ambiente e respeito à saúde. Foi uma experiência memorável.

Comentários

Postagens mais visitadas