Jantar Santa Comida: 7ª Edição

7ª Edição do jantar do Santa Comida foi para comemorar o Natal com os amigos. Como festa de fim de ano tem sempre muita comida (e bebida), o cardápio foi caprichado. Para começar, o pessoal elegeu a Cava (Segura Viudas) e o Albariño (Paco & Lola) como as bebidas principais, mas eu comecei por um J&B "on the rocks". Para beliscar, queijo Manchego, Nozes e Castanhas. Para entradas, Focaccia (veio congelada diretamente da Itália) e o "tradicional" (porque tem em quase todas as edições) Carpaccio. O molho foi feito com amêndoas, limão siciliano, queijo parmesão, pimenta do reino e azeite! 
O primeiro prato foi um Creme de Bacalhau com Ceci Nero (grão de bico negro - produto importado italiano), cuja receita foi criada por mim. Estava delicioso e o creme branco contrastou bem com a cor escura do grão, ficando um apelo visual legal. Finalizei o prato com um pouco de Mel de Abelha. O segundo prato foi uma Pasta con Farina di Grano Arso, uma massa feita com grão queimado (arso em italiano) de técnica secular. O molho foi feito com Camarão, Tomate Cereja Assado, Cogumelos Paris e Sálvia. O grão é mais duro e a forma da massa permite uma boa incorporação do molho. Muito bom!
Para sobremesa, um licor Zirall da região de Allariz (Galícia - Espanha) para acompanhar uma Torta de Açúcar Mascavo com Sorvete. E para acompanhar o espresso nada melhor que um Cantucinni alla Mandorla (aqueles biscoitos tradicionais italianos com amêndoas). 
Mais uma vez, antes de terminar o post, fica um pouco do registro (#makingof) da preparação dos pratos...

Comentários

Postagens mais visitadas