Paraíso Tropical de Beto Pimentel

A importância do chef Beto Pimentel para a gastronomia nacional é indiscutível. Os estudos de anos e altos investimentos no cultivo de produtos criaram um sofisticado cardápio com itens extraídos do pomar do próprio lugar, transformando o Restaurante Paraíso Tropical, que funciona há anos numa casa rústica no Cabula, num oásis gastronômico. Muita gente classifica a comida de Beto (premiada até mesmo pela Commanderie des Cordons Bleus de France) como baiana, mas acho restritiva tal classificação. Sempre digo que a comida dele é brasileira! Tem a cara, o cheiro, as cores e os sabores do nosso país. A última visita foi marcada por um bate-papo interessante e comida boa, além de contar a presença de amigos, do chef e de sua filha, Carla Pimentel. Comecei pelo Suco Frozen de Seriguela e Coco Verde e pela Salada Duka (lâminas de Coco Verde, Ouricuri, Biri-biri e Manga), duas opções excelentes para o início de qualquer almoço ou jantar por lá. 
Seguindo ainda pelas entradas, experimentei uma deliciosa porção de Siri-Mole ao Alho e Óleo (e lâminas de Biri-Biri). Crustáceo crocante empanado na farinha de trigo e servido com molho de pimenta e limão. Bom demais! Depois foi a vez da Casquinha de Aratu com Farofa e Molho Lambão. Aratu bem temperado e com uma farofa incrível. Durante o almoço perguntei ao chef qual o ingrediente mais utilizado em sua cozinha e sabe o que ele me respondeu? Água de Coco. É isso mesmo! A cozinha inventiva do Paraíso Tropical não utiliza água normal no preparo das iguarias, tudo é feito com água de coco. Só por isso, você já percebe o diferencial da comida!
Para os pratos principais, Beto e Carla Pimentel escolheram duas opções: a Moqueca de Beto e o Dandá de Camarão. Na moqueca especial encontramos Siri-mole, Camarão e Maturi, além da mistura de ingredientes especiais que só o chef sabe fazer. Já o Dandá é composto por creme de Pindoba, Maturi, Inhame, Coco de Ouricuri e temperos especiais combinando sabores e texturas. Sou suspeito para falar desse prato. que é o meu preferido da casa. A sobremesa dessa visita foi uma Cesta de Frutas colhidas no pomar do restaurante. É sempre muito bom retornar ao Paraíso Tropical. Culinária tropical de primeiro escalão!

Comentários

Postagens mais visitadas