Gastronômade 2015: Etapa Bahia.

A etapa Bahia do Gastronômade Brasil 2015 foi um sucesso. O lugar escolhido para sediar o 'restaurante sem paredes' foi o Tivoli Ecoresort Praia do Forte, que dispensa apresentação. Com intuito de aproveitar o alimento em sua totalidade, utilizar ingredientes locais, priorizar os pequenos fornecedores e os produtos orgânicos, reconectando as pessoas com a terra e a origem dos alimentos, o chef escolhido para executar o banquete foi Fabrício Lemos, do restaurante Amado. A degustação aconteceu em quatro etapas e custou R$290,00, valor justo quando se leva em consideração a grandiosidade do evento, a utilização de produtos de qualidade e harmonização com linha premium da Chandon Brasil.
Para começar, foram servidas as tradicionais (cardápio do Amado) entradas de Chips de Polvo com Espuma de Açafrão da Terra; Blinis de Surubim Defumado com Maçã Verde, "Caviar" de Sagu e Mousse de Raiz Forte; e Casquinha de Aratu com Farofa Licuri e Aioli de Pimenta Doce, todos harmonizados com o Chandon Passion-on-Ice. Gosto demais dessas três entradinhas, que enaltecem alguns ingredientes baianos bastante utilizados na gastronomia. 
(foto acima: Tairine Ceuta - Com Sabor)
Na sequência, os participantes saborearam a Mousse de Queijo com Mel de Uruçu-Amarela, Tomate, Beiju e Crispy de Queijo Coalho, harmonizado com o Chandon Riche. Excelente combinação! Em seguida, foi servido o suculento Badejo com Arroz Negro de Frutos do Mar e Coulis de Camarão, acompanhado do Chandon Excellence. Foi o melhor do almoço, pelo menos para mim. A escolha de acompanhamentos que completassem o sabor, sem roubar a cena do ingrediente principal, ajudou a elevar o status do prato. Em seguida, foi oferecido o saboroso Filé Suíno com Ragu de Feijão Manteiguinha, Fumeiro, Carne Seca, Ovo Tapuio e Farofa de Manteiga (feita com Panko), harmonizado com o Chandon Brut Rosé
Para finalizar, a sobremesa escolhida foi a fantástica Mousse Búlgara, Farofa de Chocolate Sagarana, Ganache e Sorbet de Cupuaçu. Vale ressaltar que a sobremesa foi finamente escolhida e executada por Lisiane Arouca, que também esteve presente no evento. Depois do almoço, ainda teve um after-party do meu pessoal no jardim do hotel, com mais um pouco de sobremesa e muito Chandon, porque o final de semana só estava começando (aguardem novos posts sobre o Tivoli). 
Sobre o Gastronômade Brasil - Definindo-se como um “restaurante sem paredes” e com 38 etapas já realizadas em nove estados do Brasil e também no Uruguai e Canadá, o grupo monta banquetes a céu aberto, servindo comida sofisticada preparada por chefs tops em grandes mesas coletivas, proporcionando aos comensais uma viagem de sabores. Baseado no modelo de sucesso norte-americano criado pelo chef e artista Jim Denevan em 1999, algumas facetas do evento incluem a oportunidade de sair da agitação dos centros urbanos, curtir paisagens deslumbrantes, conhecer produtos locais e alimentar as economias rurais.

O Gastronômade dá a cada chef convidado a missão de selecionar produtores locais criando menus abastecidos de alimentos de altíssima qualidade, produzidos com esmero em cada região, com o cuidado que apenas pequenos produtores podem ter. Durante os eventos, os próprios parceiros-produtores falam aos comensais sobre seus empreendimentos. “Sabemos que quando é o próprio produtor, a pessoa que põe a mão na terra, que fala de seu trabalho com a paixão que só ele pode e consegue transmitir, não tem como o público não assimilar a mensagem de como cada um daqueles ingredientes é importante”, diz Renata Runge, fundadora do projeto. “Ao mesmo tempo que o Gastronômade é uma grande celebração, também tem seu papel educador e disseminador junto ao público”, completa Renata.

Comentários

Postagens mais visitadas