Vieiras em Três Versões

Desde que provei pela primeira vez, a Vieira se tornou meu molusco preferido. O sabor suave e apresentação delicada ajudam a dar um status ainda maior de refinamento ao ingrediente bastante utilizado na alta gastronomia. Quando descobri que era possível encontrar vieiras vivas aqui em Salvador, não pensei duas vezes em fazer uma encomenda adianto que o processo de limpeza não é rápido, mas o resultado final compensa o trabalho!). Fiquei em dúvida sobre qual prato executar, por isso acabei fazendo três para o mesmo jantar.  
O Ceviche de Vieira foi muito fácil de fazer. Separei algumas unidades (sem o coral) e deixei marinando por 30 minutos na geladeira numa mistura de limão siciliano, laranja, cebola roxa, coentro, pimenta dedo-de-moça e sal. Como não usei receita, a quantidade dos ingredientes foi de acordo com meu gosto. O segundo prato foi Vieiras a La Gallega, prato típico da Galícia (Espanha) que consiste, de forma resumida, num gratinado de vieira em molho de cebola, vinho branco e jamón. Tive a oportunidade de provar numa viagem excelente feita em 2005, já relatada aqui no blog. Usei essa receita como base e ficou ótimo. Para elevar o sabor, utilizei Jamón Pata Negra e um bom vinho branco. Para o prato principal, Vieiras Grelhadas com Spaghetti Nero di Seppia, que ficou sensacional.       
Os pratos foram harmonizados com um albariño Pedro de Soutomaior, produzido nas Rías Baixas, costa sul galega. Para o molho da massa, eu aproveite a panela onde grelhei as vieiras (deixando aquela crosta presa), acrescentei manteiga (deixar dourar bem - fundo ficou preto), um pouco de vinho branco (soltando todo o sabor do fundo da panela) e misturei com creme de ricota. Regulei o sal e adicionei pimenta-do-reino. Excepcional o sabor desse molho! Já estou pensando em fazer uma nova encomenda para repetir a dose...   

Comentários

Unknown disse…
Onde você encomendou as vieiras em salvador? E qual foi o preço mais ou menos?
tsales1207 disse…
Onde vc comprou as vieiras?
tsales1207 disse…
Onde vc comprou as vieiras?
Unknown disse…
Só tem 2 anos que não posta onde comprar!

Postagens mais visitadas