All Saints + Viña Koyle + Grand Cru

A parceria do restaurante All Saints (chef Leonardo Roncon) com a Grand Cru e a Viña Koyle resultou em mais um jantar (evento anterior aqui) de sucesso ontem. Para essa nova edição, os vinhos degustados foram: Koyle Costa Sauvignon Blanc 2002Koyle Royale Syrah 2009 e Koyle Royale Tempranillo 2011. Max Undurraga (Vice-Presidente da Koyle) e Moisés Lacerda (sommelier da Grand Cru) deram as explanações iniciais e ressaltaram que a identidade dos rótulos da Koyle é alcançada com o cultivo da uva em lugares especiais no Chile, fugindo das áreas ditas "tradicionais". A vinícola chilena tenta trazer a essência da fruta nos seus produtos, buscando atingir uma qualidade superior. Afirmaram que ao longo dos anos, os vinhos da Koyle ganham cada vez mais complexidade, em razão do avanço das raízes no solo (absorvendo elementos novos) e isso acaba por fazer a diferença em cada nova safra. 
O chef preparou um menu especial, que começou com uma Brochete de Lagostin e Vieiras com Bisque de Coral e Cogumelos. Além da ótima apresentação, o sabor estava impecável. O molho era suave e contrastou bem com o shimeji e os frutos do mar. A segunda entrada foi um Badejo em Massa Phyllo com Dijon e Ravioli de Brie com Damasco. Gostei muito da combinação de texturas e o equilíbrio entre o doce e o salgado. As entradas foram harmonizadas com o Koyle Sauvignon Blanc. Para primeiro prato, um Magret de Pato Defumado com Mix de Folhas e Molho de Figo, harmonizado com o Tempranillo. O pato foi defumado em carvão com casca de laranja e ervas no próprio restaurante. O segundo prato escolhido pelo chef foi um Confit de Costela de Boi com Purê de Mandioquinha numa cumbuca de Polenta. Nota 10. A costela foi lentamente assada em forno baixo por mais de 12 horas. A carne, além de deliciosa, desmanchava na boca. Para completar, a cremosidade da mandioquinha deu um up ao prato (harmonizado com o Koyle Syrah 2008). Para fechar o jantar com chave de ouro, a incrível Torta Mousse de Chocolate com Frutas Vermelhas, um dos clássicos da casa que voltará em breve ao menu fixo. 
Mas não é só o cardápio especial da casa que merece elogio. O All Saints Contemporâneo oferece um menu completo (entrada + prato principal + sobremesa) de muito sabor, por apenas R$54,90. Entre as entradas, sempre recomendo o Queijo Brie Empanado com Mix de Folhas e Chutney de Morango (o queijo chega sempre bem sequinho), o Brochete de Camarão com Salmão Envolto em Batata Doce e Molho Teriyaki (bem crocante), o Ceviche de Camarão e Linguado, Folhas de Abóbora e Chips de Batata Doce (entrada leve e refrescante) ou, então, o Pastel de Pato com Maçã Verde e Queijo Cremoso (muito muito bom!).
Como opção de prato principal, posso recomendar tranquilamente o Camarão ao Creme de Coco acompanhado de Arroz Negro Cremoso de Kani, Pupunha e Alho Poró (ótimo até com o kani aquecido - coisa que normalmente não curto!), a Trilogia de Confit (Magret de Pato ao Molho de Figo e Aspargos Grelhados, Costelinha de Porco ao Molho Dijon e Purê de Ervilhas e Cabrito ao Molho de Vinho do Porto e Purê de Abóbora) ou então o Confit de Pato com Crosta de Castanha ao Molho de Cajá e Fettuccine de Abobrinha e Cenoura (meu prato preferido dos últimos tempos!). 
As opções de sobremesa não são muitas, mas são boas. Em ordem de preferência, sugiro a Torta Mousse de Chocolate, o Crème Brûlée de Cappuccino e a Torta Alemã como opções para fechar o menu completo. Preço justo, qualidade e sabor. Esse "combo" vencedor é marca constante do All Saints e do trabalho executado pelo chef Leonardo Roncon. Sempre uma boa experiência gastronômica fazer uma viagem da Graça até Villas para ir lá...

Comentários

Postagens mais visitadas