Amsterdam: Queijos
Amsterdam - Holanda. Um paraíso para os apreciadores de queijo. Ocupando o ranking nº1 no quesito exportação mundial, a "terra do queijo" já tem o know-how da produção há mais de 800 anos, graças à qualidade dos pastos e vacas. Famosos em todo o mundo, os queijos holandeses costumam levar o nome dos locais em que eram originalmente produzidos e vendidos. Produzidos desde a época do imperador romano Júlio Cesar, tiveram, durante muito tempo, papel fundamental na economia do país europeu, já que a fabricação e o transporte do alimento, uma das atividades mais tradicionais do interior holandês, garantiram a solidez econômica da nação em vários séculos.
O queijo Gouda (rráuda, na língua típica), tido por um dos melhores do mundo, representa cerca de 60 por cento da produção queijeira holandesa. É produzido em Gouda, uma localidade nos arredores de Roterdão, da qual ganhou o nome. O Gouda é um queijo duro, protegido por uma ligeira cobertura amarela, que tem um sabor adocicado e de fruta. Contudo, com o passar do tempo o seu sabor intensifica-se. Além dele, temos o Edam e os queijos de Cabra, como ícones da qualidade e variedade de queijos holandeses. É muito fácil encontrar os queijos espalhados nos restaurantes, bares e lojas da cidade.
Na última viagem, conheci as casas Amsterdam Cheese Company e a Henri Willig Cheese and More, ambas cheias de produtos interessantes, saborosos e de qualidade (se gostar de queijo, não deixe de ver esse link). E o melhor: excelentes preços!!! Sabendo que trazer esses produtos para o Brasil é um pouco arriscado, consumi a maioria das compras durante a viagem, mas consegui trazer uns dois para fazer uma graça para a família...
Comentários